A caverna Melissani fica localizada na ilha de Kefalonia. Na mitologia grega, Melissani era a Caverna das Ninfas. Possui um lago cercado por árvores e floresta e está localizado a leste das montanhas de Evmorfia e Agia Dynati .
O poço vertical dá acesso ao lençol freático (onde você pode fazer uma viagem de ida e volta em um pequeno barco). Esta água subterrânea é salobra, misturando-se entre a recarga de água doce do interior e a água do mar introduzida em profundidade na ilha. A água salobra que flui através dos cenotes flui ao longo da costa do mar, formando nascentes costeiras salobras e submarinas. A água subterrânea da caverna Melissani escoa na praia “Fridi”. Essa água salobra é parte de um famoso fenômeno hidrogeológico: a água do mar é sugada na parte oeste da ilha de Kefalonia, perto de Argostoli, e expelida na baía de Sami.
cenotes: é uma fossa natural, ou sumidouro, resultante do colapso da rocha calcária que expõe as águas subterrâneas. Especialmente associados à Península de Yucatán, no México, os cenotes às vezes eram usados pelos antigos maias para oferendas de sacrifício.
A Lenda do Lago
Durante as escavações na caverna foram encontrados muitos artefatos que datam do terceiro e quarto século a.C. As peças e artefatos encontrados possuíam pinturas do deus Pan e suas ninfas (a caverna era um local de culto ao deus Pan). A partir daí surgiu a lenda da ninfa Melissanthi, que era apaixonada pelo deus Pan e cometeu suicídio na caverna por não ter o seu amor correspondido por Pan.
