08

out
2019

Como tirar o passaporte?

Criado por:Marília Mendes/ 601 0

O passaporte é o documento necessário que qualquer indivíduo pode utilizar para entrar em outros países, servindo como sua principal forma de identificação. Segue abaixo um passo a passo para ajudar a deixar esse processo mais rápido e simples.

Passo a passo para emissão:

1- Reunir a documentação necessária

  •  Documento de Identidade – Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.
  •  CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.
  •  Certidão de Casamento – Caso tenha alterado seu nome.
  •  Certificado de Naturalização – para os naturalizados.

Obs: Certifique-se que está regular com a justiça eleitoral e serviço militar, no caso de homens, pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Caso aponte alguma divergência, pode ser necessário apresentar os documentos que comprovem a regularização.

2- Solicitar a emissão do passaporte

  • No site da Polícia Federal, você irá preencher um formulário com dados referente a documentação exigida e mais algumas informações complementares como e-mail, profissão e endereço. Após o preenchimento e confirmação dos dados, será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento. Atualmente o valor é R$257,25.

3- Pagar a GRU

  • Somente após o pagamento do boleto, quando é feita a compensação bancária (que pode variar de 1 a 3 dias), você poderá fazer o agendamento do atendimento novamente pelo site da PF.

4- Agendar o atendimento

  • Acesse novamente o site da Polícia Federal, dessa vez clicando em ”Agendamento de Atendimento”. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa, você pode agendar para todos de uma vez só. Após inserir os dados solicitados na tela, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.

5- Comparecer ao posto da PF agendado

  • Na data e horário agendado (recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência), compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação original listada no item 1, boleto GRU, comprovante de pagamento e comprovante de agendamento.  Após uma triagem inicial rápida, você será chamado para a conferência da documentação. Em seguida, será encaminhado para a coleta de impressões digitais e para tirar a foto.

Obs: Somente para crianças com menos de 3 anos é feita a exigência de levar a fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

6- Retirar o passaporte

  • Ao final da conferência dos documentos e coleta de dados na primeira ida ao posto, o agente entregará um protocolo com a data da provável entrega. Busque seu passaporte no horário e local indicados. Ele será entregue pessoalmente ao titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura do recibo.

Pronto, agora que já está com seu passaporte encaminhado, que tal solicitar um orçamento conosco para começar a planejar aquela viagem incrível? Caso o destino escolhido precise também de um visto consular, clica nesse nosso outro post “Como tirar o visto? ” e mais uma vez tire todas as suas dúvidas!

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.